A homeopatia é eficaz para o tratamento da menopausa?

Compartilhe
homeopatia-para-menopausa

Quando o assunto é a menopausa é preciso entender que não há forma de interromper este processo. É um ciclo natural feminino que todas as mulheres vão enfrentar entre os 45 e 55 anos. A boa notícia é que os sintomas podem ser amenizados com diversos tratamentos, muitos deles de origem natural, como a homeopatia para menopausa.

A homeopatia para menopausa não é nocivo quanto o tratamento de reposição hormonal, ela pode trazer muitos benefícios e garantir mais qualidade de vida para você durante essa etapa da vida da mulher. Ficou curiosa? Então continue lendo esse artigo, você irá encontrar mais informações sobre o esse assunto.

sintomas-menopausa

O que é a homeopatia

A Homeopatia é uma terapia alternativa criada por Samuel Hahneman em 1796. Sua teoria lançada na época defendia que um indivíduo poderia ser curado de alguma doença ao tomar uma substância diluída que causasse os mesmos sintomas da doença. É a teoria simillia similibus curantur (semelhante pelo semelhante se cura). Por exemplo, se um veneno produz efeitos como vômito em uma pessoa, a versão homeopática, ou seja diluída, desse mesmo veneno é capaz de tratar o paciente.

Além deste principio, que semelhante cura semelhante, a homeopatia também se norteia por dois outros princípios: experimentação em pessoas sadias, doses infinitesimais e medicamento único. Ou seja, o medicamento deve ser testado em um animal sadio para controlar os sintomas, deve ser diluído milhares de vezes e não pode ser ingerido em conjunto com outros remédios, inclusive homeopáticos.

Há controvérsias no meio da medicina sobre a aceitação desta forma de tratamento, no entanto há inúmeros casos de pacientes tratados com doses homeopáticas que se curaram de doenças e sintomas metabólicos. Dentre os exemplos estão doenças pulmonares, dores de cabeça e resultados relevantes através da homeopatia na menopausa.

Como a homeopatia pode ajudar a aliviar os sintomas deste ciclo feminino? É o que vamos falar a seguir.

Homeopatia para menopausa: conheça os tratamentos naturais

Nem todas as mulheres podem iniciar a terapia sintética de reposição hormonal devido aos fatores de risco do tratamento relacionados com a saúde. Outras mulheres preferem ser o mais natural possível e encontram formas alternativas de diminuir os sintomas comuns da menopausa como ondas de calor, suor noturno, principal causador da insônia na menopausa, irregularidade de humor, entre outros.

Nesses dois casos, a homeopatia é um tratamento que pode ser considerado para essas pacientes, trazendo ótimos resultados.

Antes de optar por se medicar com a homeopatia é preciso se consultar com um médico e entender qual tipo de medicamento é adequado para você e em que dosagem. O ideal é encontrar um tratamento homeopático que trate o máximo dos sintomas da menopausa listados abaixo:

  • Insônia ou hipersonia;
  • Calores, principalmente durante a noite;
  • Dores nas articulações;
  • Oscilação brusca de humor;
  • Tendência ao acúmulo de gordura.

Homeopatia não é tudo

Vale lembrar, entretanto, que junto do tratamento homeopático, você precisa cuidar da sua saúde se alimentando bem, praticando atividades físicas e evitando beber e fumar. Afinal, para diminuir os sintomas da menopausa é preciso uma série de esforços conjuntos, obtendo os resultados desejados. Apenas realizar o tratamento hormonal ou homeopático não são suficientes. É preciso ter uma vida equilibrada!

Você já optou pela homeopatia para menopausa? Compartilhe suas experiências com a gente!

Quer conhecer outras maneiras de tratar a menopausa e viver melhor? Neste e-book você vai encontrar várias dicas de como construir hábitos saudáveis durante a menopausa, além de encontrar tratamentos naturais. Com certeza é uma grande ajuda, para  baixar, basta clicar na foto abaixo!

reposicao-hormonal

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email