Há tempos que a gelatina é apontada como uma ótima sobremesa para quem não dispensa um doce e ainda para quem quer perder aqueles quilinhos indesejáveis.
Esse doce levinho e refrescante possui aminoácidos, substâncias que contém proteínas. Elas agem ajudando na composição do colágeno, que é responsável por manter a firmeza e a elasticidade da pele. O colágeno, por sua vez, é uma proteína pura encontrada nas cartilagens e tendões dos mamíferos, menos do ser humano.
Por isso a necessidade de ingeri-lo é fundamental. Além disso, sua função não se limita somente a proteger a pele, mas também os ossos, os tendões e as articulações, fortalecendo os tecidos em geral. Por ser rica em proteínas, a gelatina ajuda também a prevenir a osteoporose, uma doença que atinge as mulheres depois dos 40 e principalmente na fase da menopausa.
Gelatina: ótima para a saúde
Para os nutricionistas, ela ajuda quem quer eliminar alguns quilinhos extras, pois quase não contém calorias e é rica em água. Ou seja, ajuda a hidratar o corpo, sacia a fome e substitui a vontade de comer aquele docinho mais calórico. Se a intenção é usá-la no emagrecimento, o ideal é consumir a versão diet, que tem aproximadamente 7 calorias por 100g.
O único aspecto que pode ser considerado um ponto negativo na gelatina é seu preparo que leva corantes e aditivos. No entanto, quem prefere não consumir esse tipo de substância, pode optar por gelatina em cápsulas. Elas possuem maior concentração de colágeno e menos aditivos e corantes, portanto, acabam sendo mais eficientes.