Vamos hoje abordar um tema que exige bastante atenção e cuidados, o diabetes após os 40 anos.
Nesse momento da vida, o diagnóstico do diabetes 2 é o mais comum, mas você sabe o que isso significa?
No diabetes tipo 2, o corpo produz insulina, mas não é suficiente ou o corpo não pode usá-lo adequadamente. Existem duas razões para esta incapacidade de usar insulina:
- As células beta produzem insulina, mas não o suficiente para baixar o açúcar no sangue e satisfazer as necessidades de energia do corpo.
- Em uma condição chamada “resistência à insulina”, células do corpo não funcionam corretamente e são incapazes de deixar a glicose entrar nas células dos tecidos e se acumula no sangue.
Vale lembrar que também há o diabetes tipo 1, que pode acometer, em menor chances, em adultos, mas neste caso, as células beta produzem pouca ou nenhuma insulina.
Sintomas da diabetes
Os sintomas da diabetes tipo 2 são semelhantes aos do tipo 1. No entanto, eles geralmente desenvolvem muito mais lentamente e podem passar despercebidos por meses ou anos.
Check-ups médicos regulares irão ajudá-lo a identificar a condição e obter o tratamento adequado para evitar complicações graves. Os sintomas mais comuns de diabetes tipo 2 incluem:
- Sede extrema;
- Necessidade frequente de urinar;
- Aumento da fome;
- Visão borrada súbita;
- Fadiga;
- Feridas que não cicatrizam;
- Açúcar na urina;
- Uma sensação de “pinos e agulhas” nos pés;
- Comichão na pele;
- Freqüentes infecções vaginais e da bexiga.
Causas e fatores de risco
A causa exata da diabetes tipo 2 e o que desencadeia isso ainda é desconhecida, mas com o rápido aumento no número de pessoas diagnosticadas com esta condição ao longo dos últimos anos, novas pesquisas e teorias estão se desenvolvendo.
Certamente a genética e a história familiar desempenham um papel importante. Se um de seus pais tem, você está em maior risco de desenvolvê-lo também.
Filhos de pessoas com diabetes tipo 2 devem ter os seus níveis de açúcar no sangue verificados durante o seu exame físico anual.
Pesquisas indicam que o estilo de vida também desempenha um papel. À medida que as pessoas estão se tornando mais sedentárias, houve um aumento dramático no número de novos casos de diabetes tipo 2.
Outros fatores de risco a serem percebidos:
- As pessoas geralmente desenvolvem diabetes tipo 2 após a idade de 45 anos, mas nos últimos anos a idade média de início tem sido menor.
- Diabetes gestacional aumenta a chance de uma mulher de desenvolver diabetes tipo 2 mais tarde na vida em quase 40 por cento.
- Raça e etnia desempenham um papel no aumento das chances de desenvolver diabetes tipo 2, especialmente em afro-americanos, hispânicos / latinos americanos, nativos americanos e asiáticos americanos.
Reduzindo os Riscos do diabetes após os 40
- Mudanças na dieta e exercício, diminuindo o peso, podem prevenir ou retardar o aparecimento do diabetes.
Pergunte ao seu médico. Seu profissional de saúde pode ajudá-lo a entender melhor o diabetes tipo 2 e o que você pode fazer para controlá-lo.
O que acharam das nossas dicas sobre diabetes após os 40? Faça um comentário nesse post com a sua opinião!