Como ser mais otimista?

Compartilhe
como-ser-mais-otimista

Como ser mais otimista? A cada dia que passa se torna mais difícil acreditar que as coisas darão certo. Vivemos em uma atmosfera em que tudo parece caminhar para a desesperança. Somos bombardeados de notícias negativas, desmotivadoras e desoladoras. E em meio a tudo isso, não podemos esmorecer, devemos ativar a nossa resiliência e seguir em frente, focando em nossos ideais e objetivos. Mas, como ser mais otimista com tanto pessimismo em volta?

Sim, parece que estamos presos em uma redoma pessimista, e que todas as projeções futuras em torno de nossas vivências, estão embebedadas no líquido viçoso do dissabor. Por mais que todas as previsões caminham para tempestades, tormentas, nevascas e tornados, precisamos acreditar que ao final de todos esses eventos teremos a presença radiante do sol, com os seus raios para nos iluminar, nos motivar a retirar os destroços, reerguer as paredes e limpar toda a sujeira.

reposicao-hormonal

Precisamos estar munidos com sorrisos sinceros, para demonstrar um para os outros que dias melhores estão por vir. É questão de tempo!

Somos resilientes!

Bater a poeira, e dar a volta por cima se tornou um dito popular bem corriqueiro em nossas bocas, entretanto, não damos valor para o real significado desse dizer. Ele diz muito sobre a capacidade humana de ser resiliente. Pois, mesmo após uma adversidade somos capazes de ressignificar a perda, e continuarmos a seguir adianta, confiantes em nossas trajetórias.

“Resiliência para a psicologia é a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas – choque, estresse, algum tipo de evento traumático, etc.”     

– Autor desconhecido.

Não há otimismo sem esperança

É impossível ser otimista, sem esperança! Ambos andam juntos, como um veículo e o seu combustível. Nessa conexão no caso, a esperança é o combustível que faz as engrenagens do otimismo girarem e se movimentarem, pois não dá para se energizar e seguir, sem ter um sentimento esperançoso no coração que lá na frente tudo dará certo.

Portanto, por mais que as projeções nos mostrem desesperança, devemos buscar em nosso âmago a esperança, pois temos o hoje, o agora para mudar, refazer, remodelar… enfim queremos dizer que, por mais que lhe apresentem um prognóstico de um futuro tempestuoso, ele ainda não foi concretizado, e que o presente é algo completamente maravilhoso, e o melhor de tudo isso, é que o hoje está em suas mãos para que você possa fazer dele algo grandiosos. Logo, coloque esperança em seus pulmões, e expire para o mundo todo o seu otimismo.

como-ser-mais-otimista

 

A fé pode ajudar ser mais otimista?

Independente do seu credo, até porque a fé ultrapassa as delimitações de uma religião, será que ela colabora para sermos otimistas? A resposta é sim! Crer que tudo dará certo, é um estimulo para seguirmos na luta, buscando as nossas conquistas não é mesmo? Aqui a fé se relaciona com a esperança, todavia, é importante ressalta que:

“Fé a adesão de forma incondicional a uma hipótese que a pessoa passa a considerar como sendo uma verdade sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança que se deposita nessa ideia ou fonte de transmissão. A fé acompanha absoluta abstinência de dúvida pelo antagonismo inerente à natureza destes fenômenos psicológicos e da lógica conceitual.”

– Autor desconhecido.

Essa citação nos remete ao dito de que a fé é cega, ou seja, é um combustível que para funcionar, e ligar os motores do otimismo demanda de muito entrega e confiança. Pode ser:

“nutrida por um sentimento de fé em relação a uma pessoa, um objeto inanimado, uma ideologia, um pensamento filosófico, um sistema qualquer, um conjunto de regras, um paradigma popular social e historicamente instituído, uma base de propostas ou dogmas de uma determinada religião.

-Autor desconhecido.

Quando o otimismo se reverbera dentro de nós!

O otimismo nasce em cada um de nós em intensidade distinta e proporções diferentes. Existem pessoas que são mais otimistas do que outras, e tudo isso parte do quão cada um lida com as suas vivências. Às vezes ocorrem tantas adversidades, que o otimismo pode se abalar, podendo até mesmo tornar o sujeito pessimista.

Essa mudança de ótica, só é possível de ser revertida através de seus próprios esforços, cada um tem uma energia motriz que reacende fazendo com que as coisas voltem a fazer sentido, e o sentimento de que dará tudo certo retorna. É autoconhecimento. A terapia pode ajudar a descobrir a pulsão que libera essa força. Se perguntar o que te deixa confiante, ou que te faz um, também é uma ótima alternativa para descobrir o caminho de como ser mais otimista.

O que te faz ser mais otimista? Nós queremos saber! Deixe o seu comentário. Quem sabe através de uma corrente de respostas não fazemos um rio, em que seja possível navegar? Contribua com a sua gota.

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui