Não importa se é um platinado, ombré hair, californianas, reflexos, sombré, mechas ou babylights, os cabelos loiros fazem a cabeça de muitas mulheres, iluminando o rosto, renovando e até mesmo disfarçando as madeixas brancas!
Segredos para cuidar dos “cabelos loiros de farmácia”
Cronograma capilar
O cronograma capilar é um conjunto, que pode ser distribuído da forma de quiser, desde que possua oito hidratações, três nutrições e uma reconstrução ao mês. Você deve estar se perguntando agora “ué, e tem diferença?”, a resposta é SIM! Mas fique calma, vamos explicar para você.
Hidratação
Hidratar os cabelos semanalmente é necessário, não só para cabelos secos, mas os oleosos também. Cabelo oleoso não é sinônimo de hidratação, pois hidratar quer dizer repor a água necessária para o fio, não o óleo.
Priorize máscaras com PH 3 ou 4, pois auxiliam no fechamento das cutículas, selando os fios. Além disso, o PH que se encontra nas químicas é próximo a 7, por isso é necessário uma máscara neutralizante.
Para fazer uma hidratação potente, você pode optar por usar os seguintes ingredientes: extratos vegetais (de plantas ou frutas), pantenol, babosa (Aloe Vera), glicerina, silicones solúveis (que saem facilmente com água), vitaminas, mel e açúcares.
Nutrição ou Umectação
A nutrição tem como objetivo repor os lipídios dos fios, ou seja, a gordura e o óleo. O cabelo já possui essa oleosidade natural, mas ela pode se perder devido ao uso de químicas, e os fios acabem ficando desalinhados, elásticos e quebradiços. A umectação mais indicada é a que utiliza óleos vegetais, e também traz os resultados mais rápidos, como força, brilho e selagem.
Para uma boa nutrição/umectação, você pode utilizar: óleos vegetais (macadâmia, semente de uva, amêndoas, argan, linhaça, coco, e oliva), ceramidas, tutano (animal ou vegetal), manteigas vegetais (cupuaçu, karité, cacau e abacate).
Reconstrução
A reconstrução é ideal para quem tem tintura, progressiva ou outros tipos de alisamento. Ela serve para reestruturar a fibra capilar, aumentando a firmeza do fio, além de encorpar e proteger. Você pode reconstruir 1 vez por mês ou a cada 15 dias, de acordo com o estado de suas madeixas, assim terá um cabelo mais forte e brilhante, sem aquele aspecto danificado.
Os princípios ativos para uma boa reconstrução são: queratina, arginina, creatina, cisteína, colágeno, aminoácidos e proteína hidrolisada.
Neste processo de reconstrução, também é possível fazer uma cauterização de salão.
“A cauterização capilar é perfeita para os cabelos loiros, pois sela as escamas dos fios de cabelo e devolve as proteínas e aminoácidos perdidos durante todo o processo da química.”
– Cabelos de Rainha
Matizar
E o loiro natural?
Os cabelos loiros podem acabar sofrendo mais danos pelo sol, pois não possuem a mesma quantidade de melanina de um cabelo escuro. As dicas acima também serve para a loiras naturais, mas existem alguns cuidados específicos para quem já nasceu loirinha.
Cuidado com a piscina!
O cloro e outros produtos químicos usados para fazer limpeza de piscina podem deixar o cabelo esverdeado, é importante utilizar uma máscara de proteção para os fios.
De olho nos cosméticos
Procuro utilizar shampoos ou condicionadores livres de corantes, pois isso pode acabar pigmentando o cabelo, mesmo sem querer.
Faça limpezas profundas
Aquela poluição diária pode deixar os cabelos loiros com aspecto de sem vida, investir em shampoos anti-resíduos e hidratar toda semana é importante.
Receita da vovó
Para um cabelo loiro mais brilhante e ainda mais claro, você pode optar pelo uso de camomila, ela traz esses efeitos para o cabelo, podendo ser aplicada por meio de shampoo ou em forma de chá.
O matizador é necessário?
O matizador desamarela, mas não clareia! Logo, não existe necessidade de utilizar um shampoo roxo nos cabelos 100% loiros naturais.
Quer ficar loira ou já é loiríssima? Conte pra nós se as dicas de como cuidar dos cabelos loiros te ajudaram.