Confira os 4 problemas mais comuns da menopausa e como lidar com eles

Compartilhe

À medida que o tempo passa, a mulher amadurece, fica mais sábia, centrada e autoconfiante. Mas nem tudo são flores no processo de amadurecimento. Entre os 40 e 50 anos, a chegada da pré-menopausa, uma  interrupção fisiológica dos ciclos menstruais provocada por mudanças hormonais, causa certa preocupação devido aos desconfortos gerados pelo início dos problemas da menopausa.

Quando as mulheres entram na menopausa, elas vivem um período de intensas transformações na rotina, além de sofrerem com manifestações físicas que sinalizam que ela realmente chegou. Apesar dos problemas da menopausa e seus sintomas serem bastante desagradáveis, é possível amenizá-los para garantir uma boa qualidade de vida.

Confira quais são os quatro problemas da menopausa mais comuns e como lidar com eles:

Suores noturnos

O sintoma mais presente e mais incômodo da menopausa é o suor excessivo durante a noite. Para minimizar esse problema, as mulheres precisam tomar bastante água fresca, vestir roupas leves, climatizar a casa e consumir alimentos e suplementos ricos em vitamina D, cálcio e magnésio. Além disso, é importante evitar pimenta, açúcar, álcool, café e tabaco. Vale ressaltar que o excesso de peso, o estresse e a ansiedade também podem fazer as mulheres suarem mais na menopausa.

Insônia

sentada-na-cama

A qualidade do sono da mulher na menopausa também costuma ficar comprometida e é comum que elas sofram com insônia e tenham muita dificuldade para dormir, seja por conta do suor excessivo ou até mesmo pelos desconfortos físicos causados pelo inchaço, dores de cabeça e sensibilidade nos seios.

Para lidar com esse problema, crie uma rotina com horários definidos para dormir e acordar, elimine as distrações do quarto como o televisor, por exemplo, mantenha o dormitório organizado e, se possível, pratique exercícios físicos à noite. Isso vai fazê-la relaxar! Talvez seja preciso tomar calmantes naturais ou ansiolíticos, mas é importante que você converse com seu médico antes da decisão.

Súbitas alterações de humor

A menopausa também traz alterações emocionais e isso decorre da revolução hormonal que acontece no período. A mulher menopáusica tende a sofrer com alterações repentinas de humor e súbita irritabilidade. Elas podem oscilar entre estados de depressão, tristeza, estresse e ansiedade. Para manter as emoções sob controle, é importante ter uma vida social ativa, se dedicar a algum hobby, fazer alongamento, relaxamento, hidroginástica, pilates ou encontrar uma atividade física que te interesse. Só não pode ficar trancada em casa, pois isso agrava a situação.

Alterações na libido

Outro problema comum na menopausa é a diminuição do desejo sexual, mas isso não é motivo para que a mulher deixe de ser sexualmente ativa. A queda de libido é um sintoma passageiro da menopausa e para vencer esse período transitório de maneira mais tranquila, é recomendado que o casal se dedique mais às preliminares,  inove nas posições e, se for preciso, faça uso de lubrificantes. De modo geral, o sexo faz bem às mulheres na menopausa, pois a prática sexual contribui no ânimo, na disposição e na autoestima feminina, já que a mulher se sente querida e desejada.

Estes são apenas quatro dos problemas da menopausa mais comuns. Se você tem dúvidas sobre como lidar com algum deles ou mesmo sobre outro sintoma que tem sentido, aproveite os comentários abaixo para dividir suas dúvidas! Elas podem ser assunto para um próximo encontro aqui no blog.

reposicao-hormonal

Deixe um comentário
Print Friendly