Mulheres têm o olfato mais aguçado do que os homens

Compartilhe

Um estudo realizado por brasileiros confirmou algo que já era de se desconfiar: as mulheres têm o olfato mais apurado que os homens. A explicação para essa diferença está no cérebro.

O cientista Roberto Lent, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e sua equipe usaram uma máquina chamada de fracionador isotrópico. Ela mede com rapidez e confiabilidade o número de células das estruturas cerebrais, como o bulbo olfativo que é a primeira região do cérebro a receber as informações passadas pelo nariz.

O olfato das mulheres é melhor: a pesquisa

A pesquisa trabalhou com 11 mulheres e 9 homens que já haviam morrido, todos com média de 55 anos de idade. E nenhum deles havia trabalhado com nada que comprometesse a saúde do olfato. Após analisar e calcular o número de células do bulbo olfativo dos cérebros, os pesquisadores descobriram que as mulheres tinham um número 43% maior que os homens.

E ao contarem os neurônios foi percebido que o número foi de 50% maior para as mulheres. Isso reforça a tese de que as mulheres têm maior sensibilidade para detectar todos os tipos de cheiros.

reposicao-hormonal

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui