Empoderamento feminino: Por que você precisa dessa força?

Compartilhe
empoderamento-feminino

Você já deve ter percebido que nos últimos tempos a palavra “empoderamento” tem ganhado cada vez mais força. No entanto, você sabe o que o empoderamento feminino significa e por que se fala tanto nele ultimamente? Ele realmente é importante para a sociedade?

É comum que muitas mulheres tenham questões acerca desse termo nos primeiros contatos com ele. Por isso separamos algumas informações para você que quer entender melhor sobre o empoderamento e como ele tem mudado a vida de mulheres em todo o mundo. Confira!

Empoderamento: palavra nova, conceito antigo

Num passado nem tão distante, as mulheres ideais eram aquelas que casavam e cuidavam da casa, do marido e dos filhos em período integral. Estudar era algo que elas faziam somente para serem consideradas inteligente e eram raros os casos em que as mulheres exerciam uma profissão — sem contar que as que fugiam a esse padrão eram julgadas.

Além disso, ainda existia a questão do padrão de beleza que precisava ser seguido. Afinal, mesmo sem sair de casa as mulheres precisavam estar sempre belas para os seus maridos. Assim, embora a palavra empoderamento esteja sendo mais utilizada atualmente, esse conceito não é recente e já vem de muitos anos.

Foi por causa desses padrões que o conceito de empoderamento surgiu, dizendo a essas mulheres que na verdade elas poderiam estudar, trabalhar e ter opções além das que lhes eram impostas. Basicamente, empoderamento significa dar poder. Portanto o empoderamento feminino é o ato de dizer às mulheres que elas podem tomar as rédeas de suas vidas e escolher a forma como viverão, vestir-se e comportar-se.

Graças à luta pelo empoderamento aqui no Brasil, as mulheres conquistaram o direito ao voto em 1932. Em 2006 foi aprovada a Lei Maria da Penha, que protege as mulheres da violência doméstica. A palavra empoderamento, por sua vez, ficou conhecida em 2014, em um desfile da Chanel. Utilizando o termo ou não, o fato é que as mulheres estão, aos poucos, conseguindo lutar pelo seu espaço.

Os princípios de empoderamento das mulheres segundo a ONU

Em 2010 a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou os princípios de empoderamento das mulheres, que tem o objetivo de ajudar as empresas a realizar ações que incentivem o empoderamento feminino e também a equidade de gênero.

Vale ressaltar que a equidade é diferente da igualdade, já que homens e mulheres não têm as mesmas necessidades e é preciso levar em consideração essas diferenças de várias formas.

Assim, a equidade mencionada nesses princípios tem o sentido de proporcionar às mulheres condições de trabalho dignas, acesso a cargos altos, igualdade salarial, oportunidade de crescimento dentro da empresa, respeito nas relações de trabalho e também conscientização sobre a idealização da imagem feminina.

Além disso, os princípios ainda falam sobre evitar o assédio e a discriminação. Todas as boas ações são analisadas e divulgadas publicamente, estimulando que outras empresas sigam o exemplo.

A iniciativa da ONU em criar esses princípios é extremamente importante, pois eles acabam facilitando a entrada das mulheres no mercado de trabalho, assim como o seu crescimento e permanência.

Hoje, muitas mulheres já lideram grandes corporações, são empreendedoras e batalham por seu espaço no mundo dos negócios. Ainda assim, há muito pelo que lutar, já que as mulheres ainda não conseguem de fato ter os mesmos direitos e as mesmas oportunidades que os homens nesses ambientes.

Você sabia que ter uma boa autoestima é muito importante para atingir o empoderamento feminino? Baixe o nosso material exclusivo sobre saúde, beleza e bem-estar! Clique na imagem e saiba mais!

Os benefícios do empoderamento feminino na vida pessoal

Além de impactar nos negócios, o empoderamento feminino também traz diversos benefícios para as mulheres no cotidiano. Isso porque elas estão começando a aceitar melhor sua própria aparência, ao invés de tentar alcançar o padrão que é imposto pela sociedade.

Embora não seja tão perceptível para algumas pessoas, ao olharmos as revistas, as novelas e as propagandas, o que vemos quase sempre é padronizado: mulheres magras, brancas, com cabelos lisos, pele perfeita, sem marcas e, provavelmente, de olhos claros.

Ainda que de vez em quando apareçam exceções, inconscientemente o padrão citado acima é o mais vendido como bonito, o que acaba fazendo com que muitas mulheres tentem, a todo custo, adaptar-se a ele.

O empoderamento feminino é importante porque ele diz à mulher que ela precisa gostar de si como é, afinal, todas nós somos diferentes. Então por que tentar padronizar uma beleza única ao invés de destacar e valorizar a diversidade?

empoderamento-feminino

É graças a esse empoderamento que muitas mulheres começaram a deixar de lado vários produtos químicos para alisar os cabelos, pararam de tentar emagrecer a qualquer custo — o que poderia causar o desenvolvimento de doenças como a bulimia e anorexia — e passaram a se amar mais, o que é essencial para uma vida mais feliz.

Relacionamento antes e depois do empoderamento feminino

O empoderamento feminino, contudo, vai além da parte estética. Se antes uma mulher era divorciada ou solteira depois de uma certa idade, automaticamente ela era mal vista pela sociedade, muitas vezes sendo excluída do círculo social. Mães que criavam seus filhos sozinhas também eram vistas com desconfiança e culpabilizadas pelo abandono paterno.

Agora as mulheres já têm um poder maior sobre suas vidas também em relação aos relacionamentos amorosos e podem decidir se se divorciarão, ficarão solteiras ou terão filhos sem se casar. Infelizmente, ainda existem pessoas que não respeitam as escolhas das mulheres e continuam julgando. É contra esse julgamento que o empoderamento trabalha.

Comece a mudança por você

Parece clichê, mas a verdade é que a mudança primeiro deve partir de cada uma das mulheres e da forma como elas enxergam o mundo e a sua atuação nele. Quando percebemos que não é necessário ceder à pressão da sociedade, acabamos mudando nosso comportamento e vivemos cada vez mais felizes e satisfeitas.

Além disso, você também pode espalhar as ideias para as amigas e conhecidas, afinal, todas as mulheres precisam saber que possuem total autonomia sobre suas escolhas e que, mesmo que ainda seja um pouco difícil, é preciso lutar para conseguir usufruir de todos os seus direitos.

Apenas conquistando um mundo mais igualitário é que conseguiremos de fato uma sociedade mais justa para todas as mulheres e homens, e o empoderamento feminino é essencial para ter sucesso nessa tarefa.

climaterio-sintomas

Deixe um comentário
Print Friendly