Veja 3 alimentos para amenizar a andropausa

Compartilhe
Alimentos que amenizam a andropausa
Alguns homens sofrem com os sintomas da andropausa, pois, estas manifestações são desconfortáveis. Alguns alimentos podem reduzir as sensações indesejáveis.

Nós mulheres passamos por muitos efeitos indesejáveis após a diminuição da nossa produção hormonal na fase conhecida como menopausa. E uma síndrome semelhante também foi descoberta nos homens: a andropausa. Esse processo também está relacionado com a queda dos níveis sanguíneos do hormônio masculino: a testosterona, que entra em franco declínio após os 60 anos de idade.

Os sintomas da andropausa decorrem de mudanças fisiológicas relacionadas à testosterona e atingem vários homens nessa fase da vida: alterações do humor, perda da libido, impotência sexual, diminuição da massa muscular, disposição geral baixa, maior propensão a doenças da próstata, entre outros.

Para te ajudar a enfrentar esse período com mais saúde e tranquilidade, listamos 3 alimentos benéficos para amenizar a andropausa e aliviar boa parte desses sintomas tão incômodos. Confira!

Tomate e outras hortaliças: efeitos no humor e prevenção de doenças

O tomate tem o composto químico licopeno, que ajuda a prevenir doenças e disfunções da próstata, muito comuns após os 60 anos. Por isso, se ele ainda não entrou no seu cardápio, mude isso agora mesmo.

Além disso, legumes e frutas em geral têm vitaminas e sais minerais essenciais para aumentar a disposição física e mental em geral, melhorando o humor e a animação para as atividades do dia a dia. Esse ânimo extra também ajuda muito para combater a falta de libido e melhorar a performance sexual como um todo. Portanto, não deixe de colocar cerca de três a quatro frutas em sua rotina alimentar diária, além de acrescentar legumes como cenoura e abobrinha nas refeições principais!

Em contrapartida, alimentos com alto teor de açúcar devem ser consumidos com restrição, já que causam efeito contrário no humor e na disposição em longo prazo — e ainda pode ocasionar doenças como o diabetes.

Carnes magras: melhoram a estrutura muscular e podem amenizar a andropausa

Carnes e alimentos gordurosos em geral têm a tendência de aumentar e acelerar a degradação da testosterona no organismo masculino. Além disso, esses alimentos pioram a condição cardiovascular do corpo e aumentam as chances da ocorrência de várias doenças perigosas, como a hipertensão, AVC, infarto e câncer gastrointestinal.

Por isso, substitua as carnes vermelhas por opções mais magras, como frango e aves em geral (sem a pele, já que esta aumenta o colesterol ruim no sangue), e peixe (tem ácidos graxos essenciais que diminuem o colesterol). Além de evitarem problemas no coração e vasos sanguíneos, esses alimentos funcionam como uma excelente reposição de proteínas essenciais e retarda a degradação da massa muscular que pode ocorrer nessa fase.

Grãos e vegetais: ótimos alimentos para andropausa

Grãos como a soja e o grão-de-bico são excelentes fontes de vitaminas e proteínas que melhoram a qualidade da circulação sanguínea e diminuem os transtornos de humor e cansaço físico comuns na andropausa. Esses também têm efeitos positivos na libido e impotência sexual.

Vegetais de folhas escuras (rúcula e espinafre, por exemplo) também são ricos em nutrientes que fortalecem a estrutura óssea e compostos que reduzem as chances da ocorrência de tumores no corpo — além de ajudarem a manter a forma.

Lembre-se de ter uma alimentação equilibrada com vários tipos de verduras e frutas para potencializar os efeitos benéficos citados acima. O ideal é consumir pequenas porções várias vezes ao dia, já que o jejum prolongado não é bom para o organismo e resulta em ganho de peso e cansaço físico.

Já conhecia o poder desses alimentos para amenizar a andropausa? Conhece outras boas dicas para viver bem durante essa fase? Compartilhe conosco as suas experiências ou dúvidas!

Baixe o nosso material exclusivo sobre Alimentação Saudável: O guia de como comer e viver bem! Clique na imagem abaixo e saiba mais!

reposicao-hormonal

 

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email