Saiba como a acupuntura pode ajudar na menopausa

Compartilhe
acupuntura
Acupuntura na menopausa diminui as tensões emocionais e o estresse comum nessa fase de vida da mulher. Se você está nessa fase, é uma boa opção para relaxar

Você sabe o que é a acupuntura e de que forma ela pode trazer benefícios para a sua saúde? A acupuntura é um conjunto de práticas com fins terapêuticos que tem inspiração nas tradições milenares da medicina oriental. Ela é indicada para vários tipos de problemas, inclusive para amenizar os sintomas da menopausa.

A técnica de acupuntura tem como base a estimulação de algumas áreas do corpo. Apesar de haver na prática uma série de abordagens para se chegar ao diagnóstico, o procedimento mais conhecido e adotado no mundo pela acupuntura é a penetração de agulhas na pele em locais estratégicos preestabelecidos. Essas agulhas são metálicas, bem finas e sólidas, e são manipuladas por um especialista ou por meio de estímulos elétricos.

Confira no post tudo sobre essa tradição milenar e sua atuação na saúde da mulher na menopausa.

Benefícios

Os benefícios da acupuntura são muitos e, por isso, ela sobrevive há milênios, sendo muito utilizada com excelentes resultados em indivíduos com problemas respiratórios, gastrointestinais, psicológicos e neurológicos, urológicos, musculares, ginecológicos, dermatológicos, entre outros.

tratamento-natural-para-menopausa

Ela tem especial indicação para a redução da dor, principalmente em casos de dores localizadas nas costas e fibromialgias. Também muito utilizada em pacientes que se submetem à quimioterapia e apresentam sintomas de náuseas e vômitos.

Reconhecida pelos órgãos de saúde

A OMS (Organização Mundial da Saúde) reconhece a acupuntura como um complemento da medicina tradicional. Nos EUA, a prática já é adotada pelo sistema público de saúde como opção de tratamento para dores nas costas.

Aqui no Brasil é reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina e já consta na Tabela do Sistema de Informações Ambulatoriais do Ministério da Saúde.

Atuação da acupuntura na menopausa

tranquila

Quando a mulher está prestes a entrar na menopausa, ela passa por uma série de transtornos que ocorrem devido à diminuição da produção de hormônios femininos por parte dos ovários. Essa diminuição ocorre de forma gradativa e esse período que antecede é chamado de climatério, que varia de mulher para mulher, geralmente entre os 45 aos 60 anos.

A maioria das mulheres nesse período sofre com sintomas incômodos, como ondas repentinas de calor, insônia, suores noturnos, diminuição da libido, ressecamento vaginal e diminuição da memória.

Um estudo recente constatou que mulheres na menopausa que se submeteram a um tratamento de acupuntura para aliviar essas ondas de calor, também chamadas de fogachos, tiveram uma redução na frequência e intensidade desse sintoma nos três meses seguintes ao início do tratamento. As formas de acupuntura utilizadas na pesquisa foram acupuntura tradicional, acupuntura a laser, acupuntura auricular, eletroacupuntura e a acupuntura medicinal tradicional chinesa.

A medicina tradicional acredita que, como o método estimula a liberação de substâncias químicas, ele também estimula o sistema nervoso e promove o equilíbrio do organismo.

A acupuntura na menopausa diminui as tensões emocionais e o estresse comum nessa fase de vida da mulher. Se você está nessa fase, que tal antes de mais nada experimentar essa técnica tão eficaz e que também pode ser muito útil nesse momento de sua vida?

Curta nossa página no Facebook e encontrará muitas opções saudáveis para melhorar sua qualidade de vida!

Baixe o nosso material exclusivo sobre Saúde e Bem-Estar na Menopausa! Clique na imagem abaixo e saiba mais!

Deixe um comentário
Print Friendly