Gripes e resfriados: conheça as diferenças!

Compartilhe

Você sabe diferenciar gripes e resfriados? Mesmo com características similares, os dois possuem causas e sintomas diferentes, importantes de serem destacadas.

A gripe, também conhecida como influenza, é causada por um vírus que acarreta em uma infecção no sistema respiratório. Em casos mais graves, pode ocasionar complicações, levando à uma pneumonia.

O resfriado também é considerado uma doença respiratória e é bastante confundido com a gripe. Contudo, o vírus que causa resfriado é diferente do que causa gripe e possui consequências menos pesadas.

Diferença entre os sintomas da gripe e do resfriado

A gripe costuma iniciar com uma febre bem alta, que é o sintoma mais importante e costuma ter duração de aproximadamente três dias. Outro sintoma que é destacado, são as fortes dores musculares.

As dores na garganta e cabeça também fazem parte da gripe, e se unem com a coriza e tosse seca. Quando há complicações entre estes sintomas, há necessidade de internação.

O resfriado apresenta sintomas mais brandos que, apesar de serem similares ao da gripe, são mais fracos, durando de dois a quatro dias. Os sintomas mais comuns da gripe são: congestões nasais, tosse, coriza e dor de garganta.

A dor no corpo também é muito comum, mas não costuma ocasionar em febre. Quando presente, a febre não apresenta altas temperaturas.

Transmissão das doenças

A gripe e o resfriado são transmitidos diretamente pelas secreções das vias respiratórias de uma pessoa que está contaminada, quando ela espirra, tosse ou fala.

Ambos também podem ser transmitidos de forma indireta pelas mãos, ou por objetos recentemente contaminados pelas secreções respiratórias da pessoa que está contaminada pelo vírus da gripe ou resfriado.

Como tratar?

Quando gripada, a pessoa deve ingerir bastante água e realizar um bom repouso. Na maioria dos casos, em até uma semana ocorre a recuperação.

Além disso, medicamentos antivirais feitos para gripe reduz as complicações. Indica-se que os medicamentos sejam ingeridos assim que os sintomas aparecerem, e em até no máximo 48 horas.

Em caso de resfriados, não muda muita coisa. Aconselha-se que o contaminado tome bastante liquido para hidratar-se. Isso também ajuda a amenizar os sintomas como dor de garganta e nariz entupido.Caso aja sensação de “garganta arranhada”, faça gargarejos com água morna e meia colher de chá de sal.

Como prevenir gripes e resfriados?

Há alguns vírus e bactérias que permanecem vivos em uma superfície entre duas à oito horas. Portanto, é de extrema importância manter sempre os hábitos higiênicos. Lavar as mãos pode ser considerado o principal, mas o uso de álcool em gel pode auxiliar na prevenção.

Evite ao máximo compartilhar objetos de uso pessoal como copos, talheres e pratos. Ao espirrar ou tossir, tampe o nariz, mas não utilize suas mãos. Isso pode acarretar em contaminação de outras pessoas.

Não confunda as doenças!

Outra doença que é bem comum de ser confundida com a gripe ou resfriado, é a rinite alérgica. Os sintomas da rinite são: espirros, corizas, irritação na garganta e congestão nasal. Contudo, a rinite, como o próprio nome diz, é alérgica. Por ser uma doença crônica, ela não é transmissível.

A rinite é provocada pelo contato com substancias que causam alergia, como pelos de animais, mofo, poeira e poluição.

Deixe um comentário

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui