Entenda agora o que motiva as suas dores articulares

Compartilhe

É comum chegar ao final do dia e perceber algum desconforto, uma dor no joelho pelo tempo em pé no transporte, um incômodo nos ombros pela tensão etc. Porém pode chegar um momento em que estes incômodos se tornam grandes demais e é ai que recorremos a algum analgésico ou anti-inflamatório (frequentemente sem qualquer tipo de prescrição médica) o que traz um alívio momentâneo, mas não trata a fundo o que pode ser o motivo destes incômodos.

Nesta matéria iremos discorrer sobre as possíveis causas das dores articulares, tanto as que podemos observar no cotidiano, quanto os casos mais sérios envolvendo até mesmo doenças reumáticas e sua ligação com as cartilagens. Confira abaixo.

Como as dores prejudicam seu dia a dia

Devido ao desgaste da cartilagem, algumas tarefas simples acabam se tornando extremamente difíceis. Seja pela sensação de rigidez nas juntas (que já não tem a mesma elasticidade), pela dor causada devido atrito entre os ossos (já que o amortecimento está comprometido) ou até mesmo pela articulação inflamada, que deixa o local vermelho, inchado e muitas vezes com uma temperatura superior ao restante do corpo.

Todos esses fatores impossibilitam uma movimentação natural do corpo, gerando desconfortos, o que desmotiva a realização de qualquer atividade, como por exemplo exercícios físicos, tarefas domésticas, e até mesmo uma volta no centro da cidade para aproveitar o dia com os amigos.

Fique atento à doenças reumáticas

Ao contrário do que muitos pensam, as dores articulares não são causadas apenas pelo fator idade. Existem muitos motivos que influenciam na qualidade de vida, fazendo com que esses desconfortos sejam comuns até mesmo em pessoas na “casa dos 40”. Alguns desses são:

– Artrite Reumatoide

É uma inflamação nas articulações, que pode ser causada por lesões, infecções por bactérias ou fungos, prática excessiva ou indevida de atividades físicas e obesidade.

– Artrose

Ocorre devido ao desgaste na cartilagem que fica localizada entre os ossos, dificultando a movimentação e causando dor por conta do atrito que é gerado.

– Gota

Doença causada pelo excesso de ácido úrico no sangue, que se acumula nas articulações, tendo como principais focos de dor o dedão o pé e o joelhos.

– Epicondilite

É uma inflamação que se localiza nos braços, tendo como alvo o músculo extensor que começa na região dos punhos até o cotovelo. Causando dores e impossibilitando de realizar tarefas simples como pentear o cabelo ou até mesmo escovar os dentes.

– Bursite

Inflamação no tecido que se localiza na região dos ombros, causando dor, fraqueza e formigamento em todo braço.

– Tendinite

Os tendões são estruturas que fazem os ossos e músculos se ligarem, e quando há uma inflamação neles, chamamos de tendinite. O que deixa o local inchado, vermelho e traz dificuldades de realizar alguns movimentos.

Hábitos que podem causar a piora desses incômodos

Hábitos não saudáveis

Alguns hábitos cotidianos podem prejudicar ainda mais a integridade das articulações e até mesmo atrapalhar o tratamento delas, como por exemplo sentar-se com uma postura incorreta, esta prática pode comprometer a cartilagem desencadeando dores e podendo causar doenças como a osteoartrite.

Dentre outros hábitos prejudiciais, estão o consumo de álcool, o tabagismo e até mesmo o sobrepeso.

Confira algumas dicas simples para se livrar das dores


Exercícios

A falta de movimentação faz com que a lubrificação entre as articulações se deteriore mais rapidamente, portanto exercícios físicos são fundamentais para que não haja um desgaste irreversível delas.

Anti-inflamatórios naturais

Bem como alimentos inflamatórios como o açúcar, frituras e embutidos devem ser evitados na dieta de qualquer um que procure um estilo saudável, os alimentos que combatem a inflamação são muito bem-vindos.

Fazem parte desta lista extensa de opções a batata doce, o brócolis, a maçã e o abacate.

Suplementação

Uma parte extremamente importante na prevenção e tratamento de doenças e dores articulares, é a suplementação natural com o Colágeno Tipo II. Ele irá repor a cartilagem perdida e estabelecer a lubrificação entre as juntas.

Uma importância extra deve ser dada a escolha do suplemento certo, como o ActiveCell Colágeno Tipo II que possui registro da ANVISA e age tratando todos os incômodos citados e aumentando a imunidade, graças a Vitamina D3 presente em sua fórmula.

Deixe um comentário

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui