Saiba quais são os principais benefícios da soja para a saúde

Compartilhe
soja
soja

Você provavelmente já ouviu falar sobre a soja e provavelmente já até experimentou — nem que seja no suco ou no leite. Nada mais natural, já que o Brasil é um dos principais produtores desse grão. Mas você já parou para pensar que ele pode trazer muitos benefícios para sua saúde? É verdade! A soja pode proteger seus ossos, reduzir o colesterol, melhorar o trânsito intestinal e tem muitas outras vantagens.

Quer saber mais? Continue conosco e descubra quais são os benefícios da soja para você!

Tipos de soja

A soja tem muitas variações, ainda que a mais conhecida e popular no Brasil seja a amarelada, mas ainda existem outras opções. Duas, para sermos mais exatos: a edamame e a preta, que também são muito ricas e cheias de benefícios para a saúde.

A soja preta não tem os mesmos benefícios da versão amarela, mas conta com outros pontos que não deixam nada a desejar. De acordo com um estudo da Universidade Católica da Coreia do Sul, ela pode auxiliar no emagrecimento, já que as antocianinas agem nas células que armazenam gordura dentro do nosso corpo. Além disso, ela é recheada de antioxidante, retardando o envelhecimento precoce.

O edamame é a soja “verde”, ou seja, quando os grãos ainda estão imaturos. Mas não é por isso que ela deve ser desprezada, muito pelo contrário — até porque ela é rica em proteínas, minerais, vitamina A e C. Em contraponto, tem pouca quantidade de isoflavonas.

As isoflavonas, por sua vez, são muito encontradas na soja popular, a amarelada. Ela ajuda a controlar os efeitos da menopausa, como você vai entender mais abaixo. Além disso, a soja amarela é rica em proteínas e pode ser um ótimo substituto para a carne. Ela ainda tem uma grande quantidade de fibras, ajudando no funcionamento do intestino.

Uma porção de soja fornece 73% das proteínas necessárias para um dia. Ela oferece ainda 72% de vitamina K, 112% de ferro, 101% de fósforo, 106% de magnésio, 70% de zinco e 37% das fibras. Nada mal, não é?

Quanto comer por dia

Agora que você sabe que a soja é um alimento excelente, vai querer incluir na sua dieta, correto? Para não errar a mão, a recomendação do Ministério da Saúde é consumir, no máximo, uma concha de soja por dia. Isso é o equivalente a 100 gramas. Outra recomendação é não comer soja diariamente. Como já falamos, ela é rica em isoflavonas, que têm uma semelhança com o hormônio feminino, e podem trazer problemas quando ingeridas em excesso.

Você pode consumir a soja de várias maneiras, como farinha, grãos, óleo ou ainda texturizada. A melhor maneira de ingerir é como tofu, pois assim os nutrientes da soja são mais bem absorvidos. Mas pode usar a criatividade e explorar o que for melhor para seu paladar!

Soja e a menopausa

A soja ainda tem um poder importantíssimo de amenizar os efeitos da menopausa. Muito bom, não é? Tudo acontece porque ela auxilia na produção hormonal feminina — as isoflavonas, como falamos. Elas podem atuar substituindo o estrógeno, já que esse hormônio diminui de quantidade no período da menopausa. Dessa forma, ela consegue manter o equilíbrio hormonal e fazer com que a mulher sinta de maneira mais atenuada os sintomas desse período. Já existem, inclusive, alguns tratamentos naturais para menopausa com esse vegetal.

Se quiser resultados ainda melhores, pode combinar a soja com a linhaça. A primeira tem isoflavonas e a segunda lignanas. Esses dois compostos ajudam a diminuir os efeitos da menopausa e, se usados de forma conjugada, podem trazer resultados ainda mais eficazes!

Agora você já tem todas as informações necessárias e já sabe que esse grão é um alimento incrível! Já sabe também como comer e qual a quantidade ideal. Portanto, tem tudo em mãos para usufruir de todos os benefícios da soja. Mas conta para a gente, o que você achou disso tudo? Tem alguma dúvida? Não esqueça de compartilhar nos comentários abaixo!

 Baixe o nosso material exclusivo sobre Alimentação Saudável: O guia de como comer e viver bem! Clique na imagem abaixo e saiba mais!
Deixe um comentário
Print Friendly