Você sabia que casar ou namorar diminui os sintomas do estresse? Saiba porquê.

Compartilhe
relacionamento
relacionamentos melhoram o humor

Ter um relacionamento causa mais estresse devido aos problemas a dois? Segundo os especialistas, isso não é verdade, muito pelo contrário. Pesquisas realizadas pelas Universidade de Chicago e Universidade Northwestern, ambas nos Estados Unidos, concluíram que pessoas casadas ou que estejam em um relacionamento instável desfrutam de uma vantagem maior que os solteiros. Já que a produção de cortisol, hormônio relacionado ao estresse, é menor.

Os pesquisadores analisaram 348 homens e 153 mulheres, sendo todos estudantes de mestrado. Deles aproximadamente 40% dos homens e 53% das mulheres tinham um relacionamento amoroso fixo. Os estudantes participaram de uma variedade de jogos de computador, sendo avisados de que aquele era um requisito do curso e que teria influência em sua posição e postura profissional.

Participar destas atividades causou estresse aos alunos que tiveram amostras de suas salivas coletadas antes e após a prática para indicar as mudanças nas taxas de hormônios de cada um. Em todos os participantes os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, ficaram elevados, principalmente nas mulheres. No entanto as pessoas solteiras foram as que apresentaram maior nível de elevação do hormônio comparado aos comprometidos.

A lição que fica dessa pesquisa é que um relacionamento pode sim ser muito estressante, principalmente o casamento. Além do mais é muito bom para as pessoas aprenderem a lidar com outros fatores estressantes presentes no cotidiano.

Banner - C61

Deixe um comentário
Print Friendly