Confira quais são os 5 problemas de saúde mais comuns às mulheres

Compartilhe
A saúde feminina é uma das áreas de maior atenção dos profissionais de saúde. Seu organismo está mais susceptível a alguns tipos de problemas de saúde.
A saúde feminina é uma das áreas de maior atenção dos profissionais de saúde. Seu organismo está mais susceptível a alguns tipos de problemas de saúde.

A saúde da mulher é uma das áreas de maior atenção dos gestores e profissionais de saúde pública. O organismo feminino está mais susceptível a alguns tipos de problemas de saúde específicos do sexo, que precisam ser diagnosticados e tratados precocemente para evitar complicações.

No artigo de hoje você vai conhecer os cinco problemas de saúde mais comuns às mulheres para aprender a diagnosticá-los e evitá-los. Confira logo abaixo!

Banner - C61

Osteoporose: a doença dos ossos sensíveis

A osteoporose é um dos problemas de saúde mais comuns às mulheres. Devido ao perfil hormonal diferenciado do sexo, a utilização do cálcio na fortificação das estruturas ósseas é dificultada. O risco de osteoporose na mulher pode ser maior durante a menopausa. Esse quadro também pode ser agravado pelo sedentarismo e por hábitos de alimentação inadequada, tabagismo, consumo de álcool e café em excesso.

A prevenção da osteoporose é realizada com a adequação de uma dieta rica em cálcio, associada com a prática de atividades físicas.

Câncer de mama: manifestação comum do sexo feminino

O câncer de mama é o segundo tipo de manifestação dessa doença que mais mata pessoas no Brasil – em sua maioria mulheres. Apesar de ter relação com uma predisposição genética, o câncer de mama é um dos problemas de saúde que podem se desenvolver em mulheres com hábitos de vida irregulares, como alimentação desequilibrada, sedentarismo e tabagismo.

Quando detectado precocemente, o câncer de mama tem grandes chances de cura. Por esse motivo o autoexame deve ser feito regularmente por todas as mulheres. A realização da mamografia anual é recomendada em mulheres acima de 40 anos.

HPV: doença sexualmente transmissível que mais atinge as mulheres

O papiloma vírus humano, ou HPV, é um dos problemas de saúde mais comumente diagnosticado em mulheres, especialmente aquelas que têm vida sexual ativa. Esse vírus é um dos responsáveis pelo desenvolvimento de lesões cutâneas na região da vagina e, em casos mais graves, tumores no colo do útero.

Para prevenir a contaminação com esse vírus, é indispensável o uso de preservativos durante a relação sexual, além da realização de exames ginecológicos regulares, como o papanicolau e a colposcopia, para identificar possíveis lesões características do HPV.

Candidíase: manifestação anormal da microbiota vaginal

A candidíase é um problema de saúde que afeta muitas mulheres em todo o mundo, em qualquer faixa etária. O surgimento dessa manifestação clínica, caracterizada pela coceira e ardência no canal vaginal, está relacionada com a queda da imunidade corporal, que permite que a microbiota natural da vagina aumente sua concentração, desenvolvendo a infecção local.

Os sintomas mais comuns da candidíase, além da coceira e da ardência no canal, são o corrimento esbranquiçado e a dor no momento da urina. O tratamento dessa infecção é feito com o uso de antibióticos tópicos. Quando os sintomas são ignorados e o controle da microbiota vaginal não é feita rapidamente, a candidíase pode desenvolver problemas mais graves, como a infecção urinária e a pielonefrite.

Endometriose: dores e fluxo menstrual intenso

A endometriose é um dos problemas de saúde que atingem várias mulheres de várias faixas etárias. Essa doença silenciosa é caracterizada pela migração do endométrio que descama durante o período menstrual para órgãos vizinhos, desenvolvendo infecções locais e muitas dores para a mulher. Suas causas ainda não são muito claras para a medicina, porém acredita-se que essa manifestação seja uma condição hereditária.

O diagnóstico da endometriose só pode ser realizado por um ginecologista, assim como seu tratamento, para evitar complicações na fertilidade e na saúde da mulher.

Esses são apenas cinco dos vários problemas de saúde que são mais comumente diagnosticados em mulheres. Você conhece algum que não citamos aqui? Conte para a gente e aproveite para esclarecer as suas dúvidas!

Baixe o nosso material exclusivo sobre Saúde e Bem-Estar na Menopausa! Clique na imagem abaixo e saiba mais!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email