Mulheres estão mais propensas a ter problemas bucais principalmente durante a menopausa

Compartilhe
problemas bucais
As quedas hormonais que ocorrem no período da menopausa podem trazer vários problemas para o corpo, inclusive problemas bucais.

A saúde bucal é importante para qualquer pessoa, principalmente para as mulheres, pois cada vez existem mais problemas nessa área que as afetam.

A gengivite é um dos principais problemas presentes nas mulheres. Trata-se de uma infecção causada por bactérias que entram na corrente sanguínea e podem até se tornar causadoras de outras complicações como derrame, diabetes, problemas respiratórios, cardíacos e atrapalhar na gestação.

Como na maioria das vezes a gengivite não dói, muitas mulheres só descobrem o problema quando ele já está em um nível avançado. Para prevenir esse incômodo a melhor dica é ter os cuidados necessários com a higiene bucal diariamente, mantendo uma boa escovação, uso de fio dental, além de manter consultas com um dentista regularmente.

As mulheres sofrem com muitas alterações hormonais durante a vida, na puberdade, menstruação, gravidez e depois a menopausa, que torna as gengivas mais sensíveis às placas bacterianas, por isso é essencial cuidar dos dentes e da boca para evitar complicações.

Outros problemas que podem acontecer em algumas fases:

Menopausa

durante essa fase da vida a gengiva pode ficar mais avermelhada ou inflamada, podendo causar desconforto, sensação de ardência, alteração no paladar e boca seca.

Menstruação

algumas mulheres notam que a gengiva incha e sangra antes da menstruação, outras tem aftas ou inflamações da mucosa bucal, mas grande parte das vezes esses sintomas desaparecem logo no início da mesma.

Contraceptivos orais

inflamação na gengiva é um dos efeitos colaterais mais comuns dos mesmos.

Gravidez

muitas mulheres grávidas têm gengivite, pois a placa bacteriana se forma sobre os dentes e irrita a gengiva. Gengivas avermelhadas, inflamadas e com sangramentos são os principais sintomas, por isso é preciso também cuidar dos dentes nessa fase.

reposicao-hormonal

Deixe um comentário
Print Friendly