Sete dicas para se prevenir contra a osteoporose

Compartilhe
mulher livre da osteoporose
A osteoporose é um diagnóstico comum em mulheres na menopausa. Saiba como se prevenir e evitar esse problema acessando o nosso artigo!

Nossos ossos são estruturas rígidas que sustentam, juntamente com os músculos e os tendões, todo o nosso corpo. Porém, apesar de serem duros, com aspecto pétreo, eles são porosos e cheios de células que se renovam a todo o tempo. Isso permite o crescimento e o desenvolvimento para acompanhar os demais órgãos e tecidos do corpo.

Essas inúmeras transformações durante toda a vida acabam por desgastar o tecido ósseo ao longo do tempo. Especialmente durante o período da menopausa nas mulheres. Isso porque os hormônios femininos são protetores naturais dos ossos, mas quando existe uma baixa hormonal em decorrência da menopausa, os cuidados precisam ser redobrados para não sofrer com a temida osteoporose.

 

Essa doença é causada quando o corpo não consegue mais repor a massa óssea perdida das transformações celulares e os ossos acabam ficando mais frágeis e porosos. Com isso ficam também mais sujeitos a fraturas. Mas fique tranquila! Agora você vai conhecer sete dicas para se prevenir contra a osteoporose:

Pratique esportes

A prática de esportes previne a perda da massa óssea e ainda fortalece toda a estrutura corporal, proporcionando maior estabilidade para o corpo e também para os ossos.

Alimente-se adequadamente

Tenha uma dieta bem equilibrada com todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo. Consuma alimentos ricos em cálcio, como derivados do leite e vegetais verdes escuros. Isso te ajudará a se prevenir contra a osteoporose.

Exponha-se ao sol para se prevenir contra a osteoporose

O sol ainda é a melhor forma de sintetizar a vitamina D, que ajuda na absorção do cálcio pelo nosso organismo. Portanto, durante as primeiras horas da manhã (entre 7h e 9h da manhã) ou ao entardecer (entre 17h e 18h) é fundamental tomar um pouco de sol. Lembre-se que apenas 15 minutos por dia são suficientes e também que nos intervalos destes horários, em torno de 10h às 17h, por exemplo, a exposição solar é perigosa para a pele.

Diminua o consumo de cafeína

A cafeína pode interferir no processo de absorção do cálcio pelo organismo. Portanto, bebidas como cafés, refrigerantes, energéticos e chás em excesso devem ser evitados por quem pretende se prevenir contra a osteoporose.

Diminua o consumo de álcool

Assim como com a cafeína, o excesso de álcool também prejudica a absorção do cálcio. Portanto, é ideal diminuir o consumo para uma vida mais saudável e equilibrada.

Abandone o cigarro

Além de todos os males que já conhecemos causados pelo cigarro, que são inúmeros, ele ainda é extremamente nocivo para os ossos. Portanto, abandone de vez este vício,  viva com mais saúde e se previna contra a osteoporose.

Evite quedas e acidentes domésticos

É fundamental que você evite as quedas e os acidentes domésticos a fim de se prevenir contra a osteoporose. Para isso você precisa começar a mudança dentro de casa. É preciso retirar os tapetes escorregadios, colocar algum apoio no box do banheiro e demais recursos para evitar acidentes que podem causar fraturas. Também, fique atento aos solados de seus calçados. Eles devem ser firmes e bem estruturados para evitar as quedas e torções dos pés  e tornozelos.

Viu todas as nossas dicas? Então fique atenta para essas pequenas mudanças necessárias para o seu bem estar. Durante o período da menopausa, e antes dele, esses cuidados são essenciais para garantir uma boa saúde óssea e de todo o corpo. Buscar o equilíbrio é o ideal para aproveitar as boas coisas da vida em todas as fases, especialmente a da melhor idade – e é sempre importante pensar no futuro, não é mesmo?

Que conhecer mais sicas sobre como ter mais saúde, beleza e bem-estar após os 40 anos? Não deixe de baixar o nosso eBook gratuito!

Banner Ebook2 (Bem Estar na Menopausa)

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email