Descubra as principais perguntas feitas aos ginecologistas durante as consultas

Compartilhe
mulher fazendo perguntas à sua ginecologista
As mulheres têm muitas dúvidas em comum relacionadas ao seu aparelho reprodutor. Saiba quais são as perguntas mais frequentes feitas aos ginecologistas.

Ir ao ginecologista desperta nas mulheres uma série de dúvidas, no entanto, por vergonha, nem sempre elas perguntam tudo o que gostariam e acabam continuando sem essas respostas. A ginecologista Dra. Maria Luiza Campos listou as dez dúvidas mais frequentes entre as mulheres que vão ao seu consultório, e elas podem tirar as dúvidas de muitas que irão ler nesta matéria, respondendo as principais perguntas feitas à ela durante as consultas.

Banner - C63

Quando costuma acontecer a primeira menstruação?

Normalmente ocorre por volta dos 11 anos, é esperado que aconteça entre 10 e 16 anos, em média. Fora desse período é preciso descobrir se há algum problema.

Como funciona o ciclo menstrual? Quanto tempo dura e quais são suas consequências ao bem-estar físico da mulher?

É considerado como ciclo o número de dias que vai de uma menstruação a outra. A média é 28 dias, mas é normal ser entre 21 e 35 dias. O ciclo menstrual tem basicamente duas funções: uma é formar o óvulo preparando a mulher para a gravidez, e a outra é produzir mensalmente os hormônios femininos. Então, se há alterações nele, a mulher poderá ter transtornos de humor, irregularidade menstrual, além de outras alterações.

Quais são os prós e contras da mãe acompanhar a filha numa consulta ginecológica?

A mãe que tem uma boa comunicação com a sua filha deverá estar presente na consulta para compartilhar dúvidas e experiências. Já a mãe que prefere que apenas o profissional a oriente, se manterá mais afastada neste momento.

Qual é o risco de usar a tabelinha para planejar a gravidez?

Como o ciclo pode variar entre 21 a 35 dias, não é seguro se basear na matemática para a prevenção da gravidez. É mais fácil usar a tabelinha para se preparar para engravidar.
Com que regularidade se deve visitar o ginecologista? Há sinais de alerta específicos?

Normalmente uma vez ao ano ou sempre que surgirem dores pélvicas, secreções vaginais ou qualquer dúvida.
Qual é a importância do toque vaginal?

Investiga dores nos órgãos ou qualquer diferença que possa haver.

O que é Papanicolau e o que os médicos buscam com os resultados obtidos?

É o exame de prevenção contra o câncer de colo uterino. Busca investigar alterações celulares que uma contaminação como o HPV possa promover, o que pode ocasionar uma predisposição ao câncer.

Por que chegamos à menopausa?

A menopausa surge pela falência ovariana em produzir óvulos e hormônios femininos.

Como as doenças autoimunes (lúpus) e metabólicas (diabetes) podem interferir no organismo feminino e fazer com que a ovulação e a menstruação terminem mais cedo?

Elas podem interferir na cadeia hormonal interferindo no ciclo menstrual, através de distúrbios metabólicos e de autoanticorpos.

Quais são os principais cuidados com a higiene que a mulher deve ter nas partes íntimas, principalmente no verão (praia, cloro, por exemplo)?

Evitar ficar com roupas úmidas, roupas muito justas ou de tecidos sintéticos por período prolongado. Lavar as partes íntimas com sabonete apropriado. Não depilar totalmente a área perineal perto do introito vaginal, pois os pêlos também são uma espécie de proteção da vagina.

Baixe o nosso material exclusivo sobre Saúde e Bem-Estar na Menopausa! Clique na imagem abaixo e saiba mais!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email