Atividades físicas reduzem o risco de câncer de mama na menopausa

Compartilhe
exercícios físicos
mulher amarrando os tênis antes de fazer exercícios físicos

Atividades físicas reduzem o risco de câncer de mama na menopausa

Fazer exercícios físicos é um hábito conhecido como uma ótima prevenção e tratamento para muitas doenças, como hipertensão, diabetes, doenças cardíacas, depressão e isso não é diferente quando o assunto é o câncer de mama.

A pesquisa realizada por Tricia Peters, do Instituto Nacional do Câncer de Bethesda, nos EUA, avaliou 110 mil mulheres na menopausa e o tipo de exercício realizado em quatro períodos diferentes de suas vidas: entre 15 e 18 anos, 19 e 29, 35 e 39 e nos últimos dez anos. Depois foi realizado um acompanhamento durante seis anos e meio, onde perceberam que as mulheres que praticaram os exercícios físicos na última década e mais de sete horas de esporte moderado por semana, tinham 16% menos chances de terem tumores nas mamas.

“Praticar esportes durante a menopausa pode reduzir os riscos do câncer de mama”, segundo uma pesquisa internacional divulgada pela revista especializada em medicina, BMC Câncer. No entanto, para que isso realmente funcione é necessário que a mulher pratique ao menos sete horas de atividades físicas por semana, ou seja, pelo menos uma hora do dia deve ser reservada para exercícios como tênis, ciclismo, natação, musculação, caminhadas ou qualquer tipo de atividade que trabalhe o corpo. Para quem não tem tempo para esses exercícios, o estudo diz que nas próprias atividades domésticas diárias como varrer, lavar e secar roupa entre outras, também são consideradas atividades físicas. O importante é não ficar parada!

Deixe um comentário
Print Friendly