Aprenda como fazer uma dieta saudável e responsável!

Compartilhe
dieta saudável e responsável

Cansada de querer emagrecer e não conseguir? Não existe uma dieta saudável em que você possa confiar? Anos a fio nadando, nadando e morrendo na praia? Já está na hora de aprender como fazer uma dieta saudável e responsável. Aliando a alimentação saudável com a prática de exercícios físicos pelo menos 03 vezes por semana e seguindo essas dicas que preparamos, você alcançará o seu objetivo sem afetar sua saúde.

Corra das dietas milagrosas

As dietas milagrosas nunca resolveram e nunca resolverão definitivamente a perda de peso. Isso porque elas agem de forma rápida e não são saudáveis para o organismo. Primeiramente, e talvez o mais perigoso de embarcar nessas dietas, é a deficiência nutricional que elas acarretam. Quando a ingestão de certos grupos de alimentos no organismo é privada, as vitaminas e os sais minerais ficam escassos.

Outros problemas que caminham junto com as dietas milagrosas são: ansiedade, insônia, irritabilidade, efeito sanfona, falta de carboidratos, excesso de proteínas e gorduras ou vice-versa.

Para evitar esse tipo de enrascada, é bom consultar um profissional da área e optar pela reeducação alimentar e produtos naturais.

Use com consciência os remédios para emagrecer

Todos sabemos que os remédios para emagrecer podem trazer efeitos colaterais muito ruins para a saúde quando usados de forma errada. Eles são divididos em 3 classes: os inibidores de apetite. os inibidores de gordura ingerida e a os saciantes. Os remédios de qualquer uma dessas classes são um auxílio válido para emagrecer, mas sempre devem ser usados com consciência. Seguindo hábitos alimentares saudáveis e praticando exercícios físicos podem se transformar em um grande aliado para a perda de peso. Por isso, para fazer uma dieta saudável e responsável os remédios emagrecedores devem ser usados com muita responsabilidade.

Emagreça com saúde

Para emagrecer com saúde, as dietas devem conter todos os grupos de alimentos: carboidratos, proteínas, fibras, gorduras magras, entre outros. Para ter uma dieta adequada e personalizada, a melhor opção é consultar os profissionais que te auxiliarão nesse processo: nutricionista, clínico geral e endocrinologista. A suplementação vitamínica é muito importante nessa fase.

Coma alimentos que ajudam no processo de emagrecimento

Alguns alimentos podem ajudar no processo de emagrecimento e, ainda, dar ao organismo as vitaminas e sais minerais que são necessários para uma boa saúde. Existem alimentos que aumentam a sensação de saciedade. São eles: abóbora, abacaxi, banana, iogurte, biscoitos de fibras, verduras de folhas verdes, damasco, arroz integral, queijo branco magro, aveia, pão integral, entre outros.

Cuidado com o consumo de sódio

Outro cuidado a ser tomado é a ingestão excessiva de sódio. Com isso, o organismo retém líquido e a sensação de inchaço não vai passar. Com a diminuição de sódio na dieta, o peso na balança vai diminuir, assim como a sensação de desconforto.

Corte alguns alimentos nocivos

Um dos itens mais importantes de como fazer uma dieta saudável é cortar os alimentos nocivos ao corpo. As gorduras trans são um bom exemplo desses alimentos: desde aumento de pressão arterial até o aumento do colesterol ruim e diminuição do colesterol bom. Alguns exemplos desses alimentos são: sorvete, pizzas congeladas, refrigerantes, salgadinhos de milho industrializados e muitos outros.

Coma na hora certa

Mantenha um horário para se alimentar. Faça refeições maiores e menores. São 3 refeições maiores: café da manhã, almoço e jantar e intercale com as refeições menores, que também são 3: lanche da manhã, lanche da tarde e ceia. Não exagere nas refeições e muito menos fique muito tempo sem se alimentar. As frutas e os legumes são uma boa dica para os lanches menores e os alimentos integrais são uma boa saída para as refeições maiores.

Hidrate-se

A água ajuda na digestão, na consistência das fezes, ajuda a expelir as toxinas do organismo, lubrifica o corpo como um todo e ainda leva os nutrientes para as células. Bebendo no mínimo de 2 litros de água por dia, ela ajudará no seu emagrecimento efetivo. Além de melhorar a memória, o sangue e, principalmente, hidratar a pele.

Faça atividades físicas

As atividades físicas são tão importantes quanto a alimentação. Você pode praticar exercícios aeróbicos que ajudam a perder gorduras localizadas e exercícios anaeróbicos para melhorar o aumento de massa muscular e fortalecimento do organismo. Manter a forma de um jeito divertido pode mandar embora o tédio e motivar cada dia mais seu emagrecimento.

Você pode caminhar, pular corda, fazer musculação, ioga, natação, hidroginástica, entre várias outras opções. Uma delas certamente se encaixará em seu estilo de vida. E para quem não tem tempo de se deslocar até uma academia, existem diversos exercícios físicos que podem ser feitos em casa. Não desanime!

Seja persistente

A persistência é a palavra-chave de um emagrecimento saudável. Haverá alguns dias que a desistência baterá à sua porta, mas não se renda. Foque nos resultados já alcançados. E se as dores musculares aparecerem durante os primeiros dias de treinamento, não se preocupe! Com o tempo, as dores passarão e tudo voltará ao normal, inclusive sua autoestima.

Mude os hábitos

É importante que você mude seus hábitos alimentares e também de vida. Não adianta nada passar um tempo fazendo um certo sacrifício para depois deixar tudo ir por água abaixo. É necessário que você tenha um novo começo e se algum dia não resistir e comer algo que não deve, voltar com força total para a linha. Não se culpe, mas faça o máximo de esforço para manter a quantidade e a qualidade das refeições e dos exercícios físicos.

Descanse

O descanso é imprescindível para que o emagrecimento seja efetivo. Primeiro, porque ao praticar exercícios físicos os músculos precisam se recompor e se recuperar. E segundo, porque viver em uma rotina opressiva nem sempre é legal. Tire um dia de folga por mês da dieta. Dessa forma, você se sentirá muito melhor.

Viu que não é difícil aprender como fazer uma dieta saudável e responsável? Agora é só colocar as dicas em prática, mas não se esqueça de antes marcar as consultas com os profissionais que auxiliarão você nesse processo. Saiba mais sobre os nutrientes necessários para manter uma saúde de ferro e boa sorte!

Baixe o nosso material exclusivo sobre Alimentação Saudável: O guia de como comer e viver bem! Clique na imagem abaixo e saiba mais!

Deixe um comentário
Print Friendly