Como ocorre a ovulação?

Compartilhe
ovulacao
ovulação

Durante o ciclo menstrual, podemos observar 3 fases, sendo a folicular, a de ovulação e a lútea. Descubra como se manifesta a fase ovulatória e como isso reflete no corpo!

O que é ovulação?

Também chamada de ovocitação ou oocitação, a ovulação é um processo em que um ovócito (óvulo imaturo) é liberado do ovário para a tuba uterina, onde pode ser fecundado, tendo como objetivo a gestação.

Como ocorre a ovulação?

No período que precede a ovulação, a parede uterina (endométrio) fica mais espessa e coberta por uma mucosa protetora, a fim de receber um óvulo fecundado.

A glândula pituitária, que se encontra no cérebro, estimula um dos ovários para que ele libere um óvulo. A parede do folículo que aloja o “ovo” maduro rompe-se na superfície do ovário e o óvulo é libertado.

As fimbrias (estruturas finas semelhantes a pelos) conduzem o óvulo pela trompa de falópio. O óvulo percorre a trompa de falópio através das contrações que ocorrem na parede da trompa. Aqui, o óvulo poderá ser fecundado por um espermatozoide.

como-ocorre-a-ovulacao
óvulo percorrendo a trompa de falópio | Imagem por: Giphy

Se o óvulo for fecundado, une-se ao espermatozoide, formando uma célula chamada de zigoto. À medida que o zigoto percorre a trompa de falópio para chegar ao útero, começa a dividir-se rapidamente, formando uma aglomeração de células que se assemelha à uma amora.

Quando o embrião chega ao útero, implanta-se no endométrio (processo chamado de nidação) e a gravidez inicia-se.

Se o óvulo não for fertilizado, é simplesmente eliminado pelo corpo, juntamente com o tecido que reveste o endométrio, após cerca de duas semanas, e a esse processo se dá o nome de menstruação.

Qual é o dia da ovulação?

Normalmente a ovulação acontece 14 dias após a última menstruação.

Exemplo: Em um ciclo regular de 28 dias, em que se deu início dia 28/07 (primeiro dia menstrual, que dura em média 4 a 5 dias),  provavelmente terá a fase ovulatória dia 14/08.

Em ciclos menstruais muito desregulados, é mais difícil fazer os cálculos e encontrar um padrão que permita saber exatamente o período ovulatório.

Quais são os sintomas da ovulação?

1. Secreção

É o primeiro sinal de que a fase ovulatória está por vir. Isso ocorre quando os folículos iniciam seu processo de formação. Neste período, a “cápsula” libera um hormônio denominado estradiol, responsável pela secreção vaginal.

Essa secreção serve para lubrificar o canal vaginal, facilitando assim a entrada de espermatozoides, logo, a mulher consegue notar nesta fase um líquido semelhante à clara de ovo crua.

2. Temperatura do corpo

A temperatura corporal feminina também sofre alterações durante a ovulação. Se for medida da maneira certa, esse aumento de temperatura pode ser percebido e tido como indicador ovulatório.

Para notar o momento da ovulação, é necessário que a mulher meça sua temperatura logo que entra no período fértil. Esta medição tem que ser feita logo ao acordar (para tirar a temperatura basal), e o ideal é que a mesma nem se levante da cama para praticar tal ação.

“Quando a temperatura tiver uma leve queda e, no dia seguinte, se elevar é um sinal do momento da ovulação. Depois do quarto dia de medições mais altas, o período fértil termina.”

— Dr. Bruno Carrilho

Esse aumento de temperatura acontece porque a progesterona vem junto, quando os folículos liberam os óvulos, e este hormônio ajuda na regulação do termostato corporal.

Muitas pessoas até chegam a usar este fator como método contraceptivo alternativo, assim como a tabelinha.

3. Aumento do apetite e do desejo sexual

Além de alterar a temperatura, a progesterona também é capaz de aumentar o desejo sexual e a fome, quando há uma elevação na taxa deste hormônio.

4. Dor pélvica

No pico de todos esses “sintomas”, algumas mulheres podem ter uma dor pélvica. Segundo o médico, essa dor é a indicação concreta de que ela está ovulando.

De acordo com Carrilho, os óvulos não sobrevivem muito tempo, em média de 12 a 48 horas. “O espermatozoide sobrevive por mais tempo. Portanto, se a mulher mantiver relações sexuais, sem métodos contraceptivos, logo nos primeiro sinais, ela pode engravidar. Porque o espermatozoide ainda pode estar vivo no momento da ovulação”, afirma o médico.

5. Alterações de humor

Após o fim da ovulação, o organismo costuma apresentar níveis elevados de progesterona até o dia da descamação endometrial (menstruação). Com esse aumento gradual, os sintomas da TPM começam a se manifestar, sendo: sensibilidade, irritação, alto desejo sexual, carência, etc.

Qual a diferença entre ovulação e período fértil?

ovulacao
ovulação

O principal diferencial entre período fértil e ovulação é o tempo. Os dias em que a mulher pode ter relação sexual e engravidar duram cerca de 6 dias, e a isso se dá o nome de período fértil.

Já a ovulação é apenas um período de 24h em que o óvulo maduro está preparado para ser fecundado. Após este período, não é mais possível que o mesmo receba o espermatozoide.

“Para os casais que tentam engravidar, o que realmente importa é tentar perceber qual a data da ovulação antes de vir o próximo período. Pode ajudar manter um registo mensal do dia um em que lhe veio a menstruação, calcular o período fértil e ter relações sexuais com maior frequência durante esse espaço de tempo.”

— UNIFESP

Gostou de saber mais sobre a ovulação? Deixe seu comentário aqui no Saudável e Feliz!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui