Descubra um poderoso antidepressivo natural

Compartilhe
antidepressivo-natural

Você sabia que existe uma atividade física que faz bem não apenas para a saúde do corpo, como também da alma? Esse exercício tão simples e acessível funciona como um excelente antidepressivo natural, sendo indicado para pessoas de todas as idades.

Quando se fala em prevenção e tratamento de depressão, logo vem à mente o acompanhamento médico e uso de remédios, mas as atividades físicas também cumprem um papel fundamental nesse processo em que a vida da pessoa é marcada pela sensação de tristeza, falta de ânimo, ausência de prazer e presença do negativismo.

Está cientificamente comprovado que uma vida ativa garante saúde, disposição e felicidade. Nesse sentido, este exercício é um excelente antídoto contra males da atualidade, como o estresse e depressão. Veja a seguir como este elemento atua na promoção do bem-estar e confira mais dicas!

Afinal de contas, o  que é depressão?

A depressão é uma doença séria, de ordem psicológica e química. As causas podem variar, incluindo problemas financeiros, demissões, insatisfação com a própria aparência, perda de entes queridos e outros motivos que podem afetar diretamente o nosso emocional e psicológico. Ela também pode ser uma consequência das alterações hormonais percebidas em situações naturais do organismo como, por exemplo, a menopausa. De modo geral, a depressão gera transtornos de humor, resultantes de distúrbios nos neurotransmissores.

Existem basicamente três tipos de depressão: a leve, a moderada e a profunda. Na leve, chamada de distimia, a pessoa sente uma tristeza que afeta a qualidade de vida. Na moderada, a pessoa não chega a ficar desanimada, mas a depressão a impede de ser completamente feliz. Já na profunda, o depressivo mal se levanta para comer ou tomar banho, por exemplo.

Qual o principal antidepressivo natural?

Sem exageros, a corrida é um antidepressivo natural, pois movimenta a vida da pessoa e ajuda no combate ao sedentarismo e falta de ânimo. Além disso, correr produz substâncias que atuam no cérebro promovendo o bem-estar. É o caso da dopamina e serotonina, hormônios essenciais para levar uma vida feliz, saudável e livre da depressão! Tem também o fator motivacional, a superação dos limites e a manutenção da boa forma, que acabam interferindo na autoestima e forma como a pessoa se vê. Quanto mais ela corre, mais ela se sente bem e mais se distancia do quadro de depressão.

Como ele interfere no bem-estar?

A corrida é uma atividade que auxilia no bom funcionamento dos neurotransmissores, otimizando o trabalho dos neurônios. A tendência é que o raciocínio lógico seja mais rápido e que os pensamentos positivos comecem a fazer parte da vida da pessoa. Além disso, o contato com o sol e com o ar acabam produzindo uma maravilhosa e viciante sensação de bem-estar.

Posso começar a correr após os 40 anos de idade?

Se você quer ficar livre do risco de desenvolver quadros de depressão, que podem aumentar durante o período da menopausa, que tal conferir algumas dicas para começar a correr depois dos 40 anos de idade?

  • Visite o médico antes de iniciar a rotina de treinos. É preciso assegurar que suas condições cardiorrespiratórias estão boas para acelerar o passo. Cheque também se os ossos estão em dia;
  • Comece correndo aos poucos. Evite treinos que ultrapassem 60 minutos e, se possível, intercale a corrida com caminhada;
  • Hidrate-se antes, durante e depois da corrida para garantir uma boa performance. Não beber água pode prejudicar a sua saúde;
  • Não se esqueça de passar protetor solar e usar viseiras. Essa medida de prevenção evita manchas, vermelhidão, queimaduras, rugas e câncer de pele;
  • Use roupas e calçados confortáveis para que o treino seja ainda mais prazeroso;
  • Sempre que der, corra acompanhado. A socialização também é um ótimo remédio contra a depressão;
  • Para aumentar a disposição durante a corrida, tome suplementos naturais ricos em ácidos graxos, ômega 3 e outros nutrientes essenciais para o equilíbrio do organismo.

Viu como a corrida pode ser uma verdadeira terapia física e psicológica para o seu organismo? Se você tiver a depressão em qualquer um dos graus citados nesse artigo, levante da cama e corra – literalmente  – atrás da sua felicidade.

Você já tinha usado a corrida como antidepressivo natural, fugindo assim do desânimo e estresse? Conte para a gente as suas experiências!

Deixe um comentário
Print Friendly