3 dicas para dormir melhor

Compartilhe
dormir melhor
mulher dormindo no travesseiro

Você sente dificuldades para dormir bem? A insônia e o sono de má qualidade estão presentes na rotina grande maioria dos homens e mulheres. Para as mulheres, especificamente, esse é um dos problemas mais comuns manifestados durante a menopausa. Saber como lidar com tal situação é importante não somente para ter um dia bom e produtivo, mas para evitar uma série de outras doenças que podem se desenvolver a partir desse problema.

O primeiro passo para quem quer começar a dormir melhor é tentar analisar os seus hábitos e ver o que pode estar prejudicando o seu sono. Para lhe ajudar a mudar essas práticas irregulares na sua rotina separamos três dicas que podem lhe ajudar a dormir melhor,  para que você recupere a sua qualidade de vida e bem-estar! Confira logo abaixo!

Banner - C61

Evite alguns alimentos à noite

Em cada fase da sua vida, alguns alimentos tornam-se mais importantes do que outros. Na época da menopausa e do climatério, alimentos específicos devem ser evitados durante à noite, para lhe ajudar a dormir melhor. Em muitos casos, eles são capazes de alterar o funcionamento do organismo e, por esse motivo, atrapalhar o seu sono.

Para dormir melhor, evite consumir no período da noite:

Água em excesso

Apesar dessa bebida ser essencial em qualquer fase da vida, quando você toma muita água à noite vai dormir com a bexiga cheia e essa situação pode perturbar o seu sono. O ideal é tomar água até uma hora antes de deitar ou ter uma garrafinha ao lado da cama para ser ingerida em pequenas doses.

Cafeína

Produtos ricos em cafeína permanecem em seu organismo por até 12 horas. Quando consumidos à noite, com certeza farão com que você durma mal e possa aumentar o risco de desenvolver quadros de insônia.

Bebidas alcoólicas

Tanto as bebidas alcoólicas, como o cigarro, são estimulantes e podem perturbar o seu sono durante a noite.

Alimentos de difícil digestão

Refeições ricas em proteínas e gorduras realizadas a noite podem obrigar o seu organismo a trabalhar na digestão desses alimentos durante a noite, gerando desconfortos gástricos e cólicas que interferem na qualidade do seu sono.

Claro que muitos outros alimentos fazem parte dessa lista, mas controlar o consumo desses produtos já pode te ajudar a perceber uma grande mudança na qualidade do seu sono.

Conte com um ambiente fresco e ventilado

Essa é uma situação que pode até parecer menos importante, mas os ambientes ventilados ajudam a mulher na menopausa a relaxar durante a noite, permitindo que ela durma melhor.

Os suores e calores noturnos são sintomas comuns dessa fase, então como dica para dormir melhor, vale investir no condicionamento do ar no seu quarto. Caso não queira ou não possa ter um aparelho de resfriamento do ambiente, um ventilador de maior potência também resolve.

Adicione atividades relaxantes na sua rotina

As atividades físicas ajudam bastante o corpo a relaxar e, consequentemente, aumentar a qualidade das noites de sono. Quando você opta por aquelas que focam no relaxamento do corpo, o resultado é ainda melhor.

A prática da yoga, meditação ou até mesmo atividades cotidianas mais simples como ouvir uma boa música, ler e escrever podem lhe ajudar a relaxar e melhorar consideravelmente o seu sono. Para intensificar esse relaxamento ainda mais, associe essas atividades com um saboroso copo de leite morno. Ele contém uma substância chamada triptofano que ajuda a induzir o sono e lhe fazer dormir melhor.

Essas três dicas são mudanças simples, mas consideráveis e fáceis de adicionar no seu dia-a-dia. Com a frequência dessas práticas, você perceberá como seu sono mudou consideravelmente!

Gostou das nossas dicas para dormir melhor? Compartilhe sua opinião com a gente!

Baixe o nosso material exclusivo sobre Saúde e Bem-Estar na Menopausa! Clique na imagem abaixo e saiba mais!

Deixe um comentário
Print Friendly