3 Alternativas saudáveis para a reposição hormonal na menopausa

Compartilhe
alternativas saudáveis para a reposição hormonal
alternativas saudáveis para a reposição hormonal

É muito comum que mulheres que fazem uso da reposição hormonal sintética (TRH) reclamem de seus efeitos colaterais — é possível mesmo que você conheça alguma amiga que tenha passado por essa experiência. Muitos estudos, em especial um americano, realizado na década de 90 pelo WHI (Women’s Health Initiative) com 16.608 mulheres de 50 a 79 anos, revelou que a reposição sintética pode trazer inúmeras contraindicações para a saúde feminina, como aumento de ataques cardíacos, derrames cerebrais, embolia pulmonar e câncer de mama.

Por esses motivos, sua prescrição tem sido cada vez mais criteriosa e desaconselhada, sendo descartada para uma boa parte das mulheres que tem uma transição menos problemática do climatério para a menopausa.

A boa notícia é que é possível aliviar os sintomas e incômodos desse período como alternativas saudáveis para a reposição hormonal, aliadas aos já reconhecidos bons hábitos, como a prática regular de atividade física, alimentação equilibrada e cuidados com a autoestima. Confira abaixo três alternativas saudáveis para a reposição hormonal artificial.

1. Suplementação natural

Nutrientes, vitaminas e minerais têm funções específicas no nosso organismo e seu equilíbrio nos ajuda a manter uma boa saúde e a longevidade. Apostar em alimentos ricos em determinados nutrientes contribui para equilibrar a bagunça que as mudanças hormonais causam no corpo feminino e combater naturalmente os sintomas da menopausa. Por isso, não abra mão de uma boa suplementação natural como uma das alternativas saudáveis para a reposição hormonal. Além de aliviar os desconfortos, você ainda terá muitos ganhos para toda a sua saúde do corpo e da mente.

Flavonoides e Vitamina C

Ajudam a reduzir as hemorragias que antecedem a menopausa. Os flavonoides têm propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antirreumáticas e ajudam a aliviar as ondas de calor e as mudanças de humor. A vitamina C é encontrada principalmente nas frutas cítricas como a laranja, limão e lima. Os flavonoides estão presentes em frutas vermelhas, como o morango, a amora e a framboesa; a soja — fonte rica de isoflavona e com inúmeros benefícios para o organismo nessa fase da vida — chá preto, branco e verde, etc.

Óleo de prímula

oleo-de-primula
Pinterest

Rico em ácidos graxos essenciais, como o ômega 6, esse óleo age diretamente na proteção contra inflamações e também tem efeito analgésico. Seu principal benefício na menopausa é que ele ajuda na regulação hormonal, auxiliando a produção de estrogênio e reduzindo os sintomas vasoativos, responsáveis pelas ondas de calor, sudorese intensa e mal estar.

Active Woman Plus

É um tratamento natural que combina as essências naturais: óleo de prímula, óleo de linhaça, o gérmen de soja, ômega 3 e ômega 6.

Juntos, eles promovem um maior equilíbrio no organismo feminino, atuando diretamente no controle dos níveis hormonais, que é o foco dos incômodos sintomas da menopausa. Promovendo assim, mais qualidade de vida e bem-estar durante essa fase tão delicada.

Vitamina E

Além de ajudar nas ondas de calor, a vitamina E alivia a secura vaginal e a sensibilidade dos seios, devido às suas propriedades antioxidantes e de proteção do organismo. Ela é encontrada nas oleaginosas como castanha-do-pará, amendoim, avelã, e também em óleos como o de amêndoas, gérmen de trigo e girassol.

Cálcio

Além do suplemento de cálcio, é imprescindível incluir nas refeições alimentos ricos nesse nutriente, como o leite e seus derivados (iogurte, queijos, etc). O cálcio evita a perda de massa óssea que pode causar a osteoporose, elevando os riscos de fraturas.

 

Vitamina D

vitamina-d

Presente principalmente em peixes e frutos do mar, essa vitamina é importante para ajudar a absorver o cálcio e fortalecer os ossos. Além de consumir os alimentos ricos em vitamina D, é preciso tomar ao menos 20 minutos de sol diariamente para garantir que o corpo absorva adequadamente a vitamina. O que é ótimo para uma caminhada e a prática de exercícios ao ar livre, também muito importantes para aliviar os sintomas da menopausa e manter ossos e músculos fortalecidos.

Magnésio

Outra fonte que melhora a absorção do cálcio, o magnésio é encontrado naturalmente em sementes como as de abóbora e girassol, verduras como a acelga e o espinafre, em frutas como a banana, a ameixa e o abacate, castanhas e amendoim, etc. O magnésio é um mineral utilizado pelo nosso corpo para a síntese de proteínas e age na transmissão de impulsos nervosos, por isso, seu consumo também é importante para evitar perda de memória e outras demências.

tratamento-natural-para-menopausa

2. Terapia em gel

A reposição hormonal em gel é via transdérmica, ou seja, os hormônios são absorvidos através da pele e caem na corrente sanguínea, se espalhando pelo corpo de maneira mais homogênea, reduzindo efeitos adversos por picos de concentração hormonal no organismo. Além disso, o uso tópico protege o fígado, que não precisa metabolizar os hormônios sintéticos, o que evita a agressão e a sobrecarga desse órgão. Além do gel, a terapia também pode ser feita com cremes e adesivos com os mesmos resultados. Porém, é importante lembrar que mesmo em gel, essa terapia contém hormônios artificiais, consulte um médico antes de cogitar usá-los.

3. Hormônios bioidênticos

Os hormônios bioidênticos são estrógenos da uma composição e estrutura química que tentam imitar os hormônios produzidos pelo corpo humano.

Como há exames de sangue que detectam exatamente a quantidade de um determinado hormônio no organismo de uma mulher na menopausa, ele auxilia nos níveis de estrogênio e progesterona com os bioidênticos, suavizando assim os sintomas e desconfortos dessa fase. Detalhe, seu uso é transdérmico.

Mas é bom lembrar que é necessária que a prescrição dos hormônios bioidênticos seja feita por especialista, que é a pessoa capacitada para interpretar corretamente os resultados dos exames que mostram os níveis hormonais e indicar a composição necessária para o seu caso.

Esperamos que essas dicas lhe ajudem a tratar os sintomas da menopausa com uma dessas alternativas saudáveis para a reposição hormonal. O tratamento de reposição hormonal não está te fazendo bem? Saiba o que fazer!

Baixe o nosso material exclusivo sobre Saúde e Bem-Estar na Menopausa! Clique na imagem abaixo e saiba mais!

Banner Ebook2 (Bem Estar na Menopausa)

Deixe um comentário
Print Friendly